Menú Mobile Fechar Menú Mobile
Anterior Voltar

Conheça o publico alvo do seu negócio


Conheça o publico alvo do seu negócio

Conhecer o perfil de consumidor, como ele se comporta e, principalmente, saber quais são suas motivações e expetativas ao adquirir um produto, ou contratar um serviço é a “lança em África” para qualquer negócio.

Essa definição do público-alvo deve ser cada vez mais apurada, para avaliar se o seu negócio está a impactar os seus potenciais clientes. Obter esse conhecimento nem sempre é fácil, todavia,  quanto mais souber acerca deles, melhor conseguirá construir relacionamentos – antigos e novos – que mantenham o seu negócio em crescimento.

Uma solução são os estudos de mercado tradicionais, mas envolvem um maior grau de complexidade, tempo despendido e custos elevados. Por outro lado,  existem ferramentas de gestão e análise, que permitem responder às mesmas necessidades, com maior rapidez, à disposição sempre que necessário e com um custo substancialmente reduzido. 

Por exemplo, a localização de um ponto de venda é um dos fatores críticos de sucesso, pois é fundamental perceber se, na localização escolhida para a sua implantação, estão os clientes daquele negócio específico. Este tipo de estudo vale tanto para a implementação de um Mega Centro Comercial, como para uma mercearia “de bairro”. 

Como se pode então ter acesso a essa informação valiosa e relevante e  de maneira prática, identificar  estratégias de ação, de posicionamento no mercado e explorar oportunidades para se destacar  da concorrência?

 

Intelligence Location na definição do Público Alvo

O gestor poderá suportar as suas decisões nas informações obtidas através da intelligence location que, com mapas enriquecidos com informações de negócio, financeira e sociodemográfica, que permitem segmentar o mercado e estudar uma localização delimitada, conhecer a realidade de uma população, compreender melhor a economia local, bem como as variações regionais que influenciam os padrões de consumo.

Esta análise revela quais as potenciais regiões para implementação de novas unidades, ou onde deverá estar a incidência de esforço em termos de Marketing/Comercial. Assim, com as informações relevantes sobre os consumidores de cada região, poder-se-ão adaptar fatores como preço, promoções, oferta de produtos ou serviços, entre outros, minimizando os esforços financeiros, comerciais e humanos da empresa e maximizando a eficácia das ações.

Em suma, a melhoria de performance da empresa está intimamente relacionada com a compreensão de quem é o seu público. Imaginar conhecer o seu consumidor, apenas por intuição, poderá colocar em risco todo o investimento, dado que poderá estar a oferecer o melhor produto ou serviço, a uma clientela que não necessita dele ou não tenha disponibilidade para o comprar.

 

Marco 2019