Menú Mobile Fechar Menú Mobile
Anterior Voltar

Como melhor interpretar o Balanço de uma Empresa


Como melhor interpretar o Balanço de uma Empresa

A análise dos Balanços é das melhores ferramentas para conhecer a real situação económica e financeira de uma empresa. Se pretende conhecer a fundo um cliente, um fornecedor ou, até mesmo, um concorrente, é condição fundamental fazer este tipo de análise. Desta forma, poderá obter uma visão assertiva e rigorosa da evolução da empresa analisada, bem como informação adicional relevante para os seus processos de decisão e para poder colocar em marcha um plano de crescimento dos seus negócios.


As informações que constam do Balanço fornecem indicações importantes sobre a saúde financeira de uma empresa, que o ajudam a prevenir o risco na atribuição de um crédito.

 

O desafio

Extrair a informação mais relevante de um documento tão complexo como a IES (Informação Empresarial Simplificada - IES), pode tornar-se um, um enorme desafio. Assim, apresentamos algumas dicas que poderá seguir, para conseguir interpretar o Balanço e fazer a análise das Contas Anuais de uma Empresa, de uma forma mais facilitada.

 

3 Dicas preciosas para analisar um Balanço

1 - Analisar os Principais Indicadores

As principais informações que compõe a IES são o Balanço e a Demonstração de Resultados, na medida em que refletem a situação patrimonial e financeira de uma empresa, assim como fornecem uma panorâmica do nível de desempenho operacional.

Quando estiver a analisar um Balanço e a Demonstração de Resultados deverá dar maior atenção aos seguintes indicadores:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Analisar Rácios Financeiros

Os Rácios Financeiros são indicadores que indicam aspetos relacionados com a situação financeira da empresa e o ajudam a medir o risco que uma empresa representa, isto é: a capacidade dessa organização, de honrar os seus compromissos de crédito. São instrumentos práticos para fazer uma análise de desempenho e através de simples cálculos, conseguirá avaliar a forma como uma empresa converte os seus ativos, a rapidez com que cumpre com as suas obrigações financeiras e como recupera os seus créditos, a sustentabilidade da sua atividade, a sua liquidez e a sua insolvência.


Destacamos os seguintes Rácios Financeiros:

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

3- Analisar as Tendências

Analisar os resultados do final do exercício isoladamente, poderá levar a interpretações erróneas, pelo que se recomenda uma análise mais transversal, com informação referente a pelo menos 3 anos. Assim, poderá identificar uma tendência de crescimento ou desaceleração da atividade, dos resultados, das vendas e de outros indicadores.

Em paralelo, deve fazer uma análise comparativa da empresa, com as outras empresas do mesmo setor onde a mesma se insere, podendo, desta forma, concluir se o desempenho está em linha, acima ou abaixo da média do setor.

O seu último objetivo como gestor da sua empresa é fazer crescer o seu negócio, torná-lo eficiente e rentável. Neste sentido, estas informações que consegue obter das tendências da empresa analisada, podem ser valiosas para conhecer a sua verdadeira realidade, detetar problemas atempadamente e projetar um futuro mais promissor.

Para um maior conhecimento dos seus clientes, concorrentes ou parceiros de negócios para estabelecer objetivos concretos, antecipar surpresas e assim tomar decisões bem fundamentadas e com maior confiança, pode aceder de uma forma simples e rápida ao Balanço, Demonstração de Resultados, Rácios Financeiros e outros importantes indicadores sobre qualquer empresa através da consulta de Relatórios de Empresas em portais de empresas especialistas em serviços de informação para negócios.

 

A análise do Balanço anual de uma empresa é fundamental para que os empresários e gestores possam conhecer melhor os seus clientes e, com isso, tomar decisões mais seguras para colocar em marcha um plano de crescimento dos seus negócios. As informações que constam do Balanço podem fornecer indicações importantes sobre a saúde financeira de uma empresa e ajuda-lo gestor a prevenir o risco de crédito.

 

Junho2021