

Estabilidade financeira em tempos difíceis

O mundo empresarial atravessa um período de grande incerteza e não é possível estimar todas as consequências. Desta feita, garantir que a sua empresa aciona todos os mecanismos para poder manter os objetivos indicados e crescer de forma saudável, é um imperativo.
A economia global está repleta de dúvidas. Como empresário e gestor, é necessário estimar como o seu negócio pode ficar após este período. As empresas suas clientes sobreviverão?
Ainda que no seu negócio o impacto não tenha sido significativo, é fundamental ficar alerta, pois a sua empresa não existe sozinha. Antes pelo contrário, vive numa cadeia empresarial e, tal como num jogo de dominó, quando uma peça cai, poderá colapsar todo o circuito.
Para evitar essa quebra, as suas decisões têm de ser rigorosas e assertivas. Evitar gastos desnecessários, focar nos clientes saudáveis e rentáveis e afastar-se ao máximo de empresas pouco saudáveis e, por isso, pouco recomendáveis.
O Custo – evitar despesas desnecessárias
Fazer o controlo de custos não significa fazer cortes internos. Fundamental é evitar custos desnecessários e uma boa gestão de risco pode ajudar.
- Pagamentos atrasados – uma verificação com regularidade sistemática da capacidade e limites de crédito dos seus clientes é uma mais-valia em termos de prevenção.
- Multas – custos resultantes de pagamentos por cheque sem provisão, ou pagamentos em débito direto com saldo insuficiente, que obrigam ao pagamento de comissões elevadas às instituições financeiras.
Retenção de Clientes
Além de evitar custos desnecessários, a sua “missão” é reter aqueles clientes que estão “saudáveis” apostando na consolidação do relacionamento. Todavia, não deverá descurar aqueles clientes que estão a passar por momentos mais difíceis.
Pode ser apenas o reflexo do panorama atual, pelo que há que fazer, ainda, uma avaliação de como tem sido o seu comportamento financeiro nos anos anteriores e quais são as previsões a curto/médio prazo.
É especialmente importante que consiga ter uma panorâmica dos seus clientes, para melhor tomar as suas decisões.
Sistematizar e Procedimentar
Sempre que está prestes a integrar um novo cliente na sua empresa, os processos deverão ser simplificados. É uma excelente forma de conseguir fazer mais uma triagem. Empresas com intenções duvidosas, certamente, farão soar os alarmes no processo de integração, o que deixa alguma margem, para que internamente consigam levar a cabo investigações adicionais a esses clientes mais questionáveis.
A informação de confiança é hoje mais fundamental que nunca
A eficiência é uma das palavras-chave para ultrapassar este período. Orientar o seu negócio pela informação é um dos trunfos para melhorar o desempenho.
A sua empresa deve ser capaz de fazer mais com menos recursos. Como?
A automatização e a Digitalização tornam os seus processos internos muito mais rápidos e precisos. É surpreendente a quantidade de tarefas que, hoje, são ainda manuais, sujeitas a imprecisões e, naturalmente, mais lentas. Uma solução eficaz é a integração no CRM da sua empresa de um processo de análise de empresas, que apenas com uma tecla, possa ter informação atualizada ao dia acerca da mesma, que lhe responda de imediato a questões como:
- Qual o risco de incumprimento de um cliente e qual o limite de crédito recomendado?
- Esta empresa teve Incidentes Judiciais dos últimos 5 anos, já passou por alguma Insolvência, PER, tem dívidas às Finanças e/ou à Segurança Social ou Ações Judiciais?
- Quem são os sócios, acionistas, gerentes e administradores e quais as suas participações?
Esperar que a tempestade passe não é uma opção para si. Acelere o crescimento do seu negócio. Conheça a fundo aquelas empresas que fazem negócio consigo.
Se não consegue responder positivamente a todas estas questões, fale connosco.
Novembro2021