Menú Mobile Fechar Menú Mobile
Anterior Voltar

Proteja a sua empresa do risco de fraude


Proteja a sua empresa do risco de fraude

A fraude nas empresas é percecionada pelos empresários portugueses, como um campo a germinar, um problema em expansão. Cerca de 47% das empresas que participaram no Fraud Survey Portugal, estudo efetuado pela Deloitte, no início deste ano, consideram que o número de ocorrências tem aumentado, identificando como principais custos associados a perda de reputação empresarial, bem como a redução dos lucros da empresa em questão.

O seu amplo domínio de atuação e a tendência evolutiva, obrigam hoje, as empresas a ter uma maior preocupação de compliance e combate à faude.

 

 

Em que setores de atividade se verifica um maior número de ocorrências?

O setor dos serviços financeiros é visto como o mais vulnerável às ocorrências de fraude, seguindo-se o dos bens de consumo e o dos serviços não financeiros.

No que diz respeito às áreas de negócio dentro das empresas, as mais passíveis de ocorrência de fraude são o Procurement (Compras), a área Comercial e por fim o Financiamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Deloitte Fraud Survey Portugal

 

  Que tipos de Fraude são mais comuns em Portugal?

Observando os resultados do Fraud Survey Portugal, sistemas de controlo ineficientes e falta de valores éticos são os principais motivos apresentados pelos empresários, para a ocorrência de fraudes nas empresas, bem como a pressão para resultados positivos da empresa e o nível remuneratório reduzido, sendo que estes últimos são razões menos relevantes.

 

Para que outro tipo de fraudes as empresas devem estar prevenidas

Falsa Identidade Corporativa

Quando são utilizados o bom registo e a boa reputação de pagamentos da sua empresa, para aquisição de bens e serviços de outras entidades, recorrendo a solicitações de crédito falsas.

Para proteger o seu negócio, mantenha a sua empresa em vigilância, para garantir que as suas Informações Comerciais e de Crédito para realizar verificações regulares dos seus clientes e fornecedores, procurando alterações inesperadas nas informações disponíveis.

 

Pedidos de crédito falsificados

Empresas enganosas que solicitam crédito representam um tipo muito comum de fraude.

Para proteger sua empresa, informe-se de forma aprofundada, antes de tomar uma decisão sobre a concessão de crédito. Realize investigação recorrendo aos relatórios de empresa, para verificar os sócios, a situação financeira, nível de risco e todo o histórico comercial da empresa em questão correndo, assim, os menores riscos possíveis na atribuição desse crédito.

 

Clonagem de sites

A clonagem de sites ocorre quando entidades fraudulentas criam uma réplica do site da sua empresa, com todas as funcionalidades, mas com algumas diferenças importantes. Este site pode redirecionar para o “site clone”, por exemplo, os detalhes financeiros que os clientes inserem ou alterar os detalhes de contato da sua empresa, prejudicando sobremaneira a reputação da sua empresa.

Para evitar essas situações, pesquise on-line sua empresa com regularidade, para garantir a sua presença on-line. Por outro lado, ao fazer negócios com outras empresas, procure sempre o símbolo de cadeado no site e verifique se o endereço da Web começa https: //, significando que subscrevem protocolos adicionais de segurança e fiabilidade.

Segundo o estudo da Delloite, ainda que a maioria das organizações inquiridas acredite que as melhorias na implementação de mecanismos de prevenção de fraude em Portugal são cada vez mais evidentes, mais de 70% considera que a tendência é um aumento de situações fraudulentas nas empresas.

 

 

De que forma a fraude poderá impactar a sua empresa

As fraudes são altamente prejudiciais e provocam, além das perdas financeiras e do abalo na reputação da empresa, um clima de insegurança no ambiente organizacional.

Os impactos negativos poderão ser:

- Redução da reputação

- Custos adicionais na realização de negócio

- Redução dos lucros

- Maior fiscalização contínua pelas autoridades (auditorias externas)

- Desvio de fundos

- Maior dificuldade no acesso ao financiamento

Grande parte das fraudes nas empresas é cometida por quem conhece muito bem os processos internos das empresas que pretendem fraudar, relativamente aos seus métodos de controlo, monitorização e vulnerabilidades.

 

Adote uma postura proativa na proteção dos seus ativos e identidade

  • - Designar um departamento responsável ou um responsável por garantir que os colaboradores agem de forma íntegra e ética, como os Orgãos de Gestão/Administração, Direção Jurídica (Legal & Compliance), Direção de Recursos Humanos.
  • - Desenvolver mecanismos para identificar situações de fraude, tais como mecanismos de controlo interno, investigações, denúncias, entre outros.
  • - Criar um canal específico para reportar situações de caráter irregular e potencialmente fraudulentas

 

O que fazem as empresas quando identificam um evento de fraude

O estudo da Deloitte indica que 60% das empresas, após a ocorrência de um evento de fraude na sua organização, promovem uma investigação interna e 24% das empresas, após essa investigação interna inicial, segue para a contratação de consultoria externa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Deloitte Fraud Survey Portugal

 

 

 

Assim, para salvaguardar o seu negócio, minimizando o risco de exposição à fraude, é crucial desenvolver um processo seletivo mais rigoroso, com informação fiável sobre as entidades com que se relaciona, recorrendo à análise de relatórios com a informação comercial disponível e fidedigna, bem como implementar práticas de compliance na cultura organizacional, além de usar tecnologia para aumentar o controlo e a possibilidade de auditoria sobre todos os processos internos, melhorarando a capacidade de prevenção e mitigação deste tipo de risco na sua empresa.

 

 


Novas Empresas
Constituídas em Junho 2020

FORMULA DIVISORA UNIPESSOAL LDA
BALIZA METRICA CONSTRUCOES LDA
> OCEAN PRO LDA
TAREFA D`EXCELENCIA UNIPESSOAL LDA
> LXFOODS LDA
ANA LUCAS BATISTA LDA
> ZBL TECHNOLOGY UNIPESSOAL LDA
> FONTE DOS SORRISOS LDA
ARTIS'ANA UNIPESSOAL LDA
APOSTAGORA-UNIPESSOAL LDA

 

 

Junho 2020