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Como potenciar as suas vendas utilizando o Geomarketing


Como potenciar as suas vendas utilizando o Geomarketing

O Geomarketing revolucionou a forma como as empresas se comunicam com os seus clientes e prospetos.


Ao analisar informação geoespacial de maneira inteligente, poderá tornar suas ações de marketing mais assertivas e garantir que impacta as pessoas certas, na altura certa e no lugar certo. 

 
O Geomarketing utiliza a análise de informação e mapas como elementos fulcrais do processo de tomada de decisão. Este é um fator crítico de sucesso e possibilita às empresas conhecer melhor o seu mercado e potenciar melhorias no seu desempenho, adaptando as variáveis que influenciam a forma como os consumidores alinham as suas preferências e interesses e identificando os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço.

 
Independentemente da dimensão da sua empresa, do ramo de atividade do seu negócio, o Geomarketing responder-lhe-á onde encontrar o seu público-alvo, traçar o seu perfil e definir as estratégias de marketing que melhor o impactem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 Dicas para utilizar o Geomarketing como potenciador das vendas da sua empresa

 

1 - Determine com exatidão a informação que pretende obter
- Faça um levantamento pormenorizado das suas necessidades, uma vez que essa lista de fatores dará origem à estrutura interna do sistema de informação que mais se aplica aos objetivos do seu negócio.

- Dê um peso a cada um dos fatores críticos, para determinar o seu grau de importância
- Classifique os fatores críticos que pretende ver respondidos

 

2 - Utilize uma Plataforma SIG na tomada de decisões estratégicas
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), resumidamente são sistemas especiais, que permitem associar informações constantes de uma Base de Dados, agrupadas de acordo com caraterísticas semelhantes, organizadas por camadas georreferenciadas num mapa.

 
Ao recorrer a um SIG como suporte ao Geomarketing, facilmente conseguirá responder a questões como:

  • - Onde está o seu publico alvo?
  • - Quais as localizações onde a concorrência é mais forte?
  • - Qual a melhor região para implantar centros de distribuição?
  • - Onde estão meus fornecedores?
  • - Qual a localização ideal para abrir minha empresa ou minhas filiais?...

 

Desta forma, poderá otimizar os seus esforços e terá uma noção espacial da real situação da sua empresa e todo cenário que a envolve.

  
Existem diversos sistemas SIG, poderá testar a GO2SELL que ajusta a informação sociodemográfica, comercial e financeira de todas as empresas portuguesas, à localização geográfica de cada uma delas.

 

3 - Planeie a sua Estratégia de Marketing com base no foco certo
Decerto, quando define o Plano de Marketing da sua empresa, várias são as etapas desde a conceção do produto/serviço até à “entrega” ao seu cliente.


Desta feita, a Análise de Mercado com base na componente espacial é fundamental para a implementação desse Plano.  Uma plataforma SIG irá ajudá-lo na definição da sua área de influência, de novas zonas de expansão, na identificação do seu publico alvo e da caraterização do seu perfil, para que melhor defina as suas personas (onde estão, onde trabalham, o que fazem, quais os seus rendimentos, onde moram, entre outros) e assim, melhor planeie as suas campanhas publicitárias e ações de marketing, com o foco certo.

 

 

4 - Baseie as suas decisões numa Base de Dados de confiança
O conhecimento local (espacial) enquadrado com o planeamento de marketing é o método para determinar as estratégias organizacionais, estruturais e comerciais da sua empresa.

 
Atualmente, com a tecnologia disponível a obtenção de dados é mais facilitada. No entanto é primordial ressalvar, que um resultado de excelência, só será possível tento por base informação confiável.

Há diversas formas de obter dados que possam acrescentar camadas ao seu SIG, para que posteriormente possa fazer as suas análises. Pode recolher na internet ou pode adquirir informação. Todavia, são processos demorados, que requerem pessoal especializado no tratamento dos dados (para os transformar, posteriormente, em informação), pode não ter a garantia de que as fontes sejam fidedignas ou estejam atualizadas. Todas estas questões poderão enviesar os resultados futuros da sua análise.

Existem, no entanto, plataformas de georreferenciação que já incluem em si, já toda a informação tratada e atualizada ao dia, que servirão, certamente, melhor os seus objetivos de análise estratégica.



5 - Verifique o formato em que a informação é apresentada
Para além da Base de Dados confiável, é importante verificar em que formato lhe será apresentada a informação para análise.


Ao invés de optar por uma plataforma que apenas exporte tabelas de excel com a informação pretendida, recorra a uma que lhe apresente dashboards intuitivos, com representações gráficas, com resultados individualizados, com resultados globais e que sim, permita no final exportar os resultados da análise.

O formato como a informação lhe é apresentada, pode significar uma análise, mais ou menos facilitada.
Recorra a uma solução especializada, que tenha atualização diária da informação, que recorra a fontes oficiais e fidedignas de informação e que permita a personalização à sua medida. Esta questão é importante dado que cada negócio tem as suas especificidades, que requerem soluções mais ou menos adaptadas.

 

 

Atualmente, as empresas vêem cada vez mais a utilização das informações geográficas como uma ferramenta essencial para capacitar a compreensão, a tomada de decisão e a previsão de eventos.

As plataformas de informação geoespaciais fornecem perceções exclusivas, correlações entre fenómenos, padrões e tendências, ajudando os gestores a obter uma visão prática, integrando vários os tipos de informação, que devidamente relacionados, impulsionam a tomada de decisões mais concretas e seguras.

 

 Maio 2021