

Revolução Industrial 4.0

As tendências de mercado que chegaram sem avisar e que estão para ficar.
O último ano e meio, foi, sem dúvida, um período de desafios para as empresas de todo o mundo. Foi tempo de adaptação, inovação e reinvenção.
Muitos negócios passaram por muitas dificuldades, para se conseguirem adaptar e adequar o seu negócio à realidade que se impôs, sem avisar, com todas as contingências financeiras, humanas, entre outros obstáculos com que se foram deparando.
Como conseguiram, então, muitos negócios manter a sua sustentabilidade?
Adotaram novas estratégias, novas formas de trabalho, apoiaram-se na tecnologia em prol da produtividade das empresas permitindo, deste modo, contornar os desafios que lhes foram colocados, com maior eficiência.
Muitos dos recursos e estratégias utilizados desde então, vieram para ficar como parte integrante das novas rotinas e estratégias. O trabalho remoto ganha expressão e nas mais diversas áreas, empresas tiveram uma capacidade de se reinventarem à velocidade da luz; na ciência (biomedicina), na educação e formação (o online substituiu o face-to-face), no bem-estar (o caso dos ginásios, das terapias), no entretenimento (espectáculos virtuais), na saúde (as teleconsultas tornaram-se prática corrente), na distribuição e logística (além dos meios tradicionais, a introdução de drones nas entregas).
O que mudou no Planeta
Esta pandemia foi tão avassaladora para a humanidade que não nos deu opção de escolha – forçou-nos a repensar a nossa existência, a relativizar e priorizar necessidades. Assistimos a um planeta suspenso, preocupado fundamentalmente com a sua sobrevivência, os clientes alteraram os seus paradigmas e a sua forma de olhar para as empresas.
Simultaneamente, com crise global nasceram oportunidades de reconfigurar convicções e transformar negócios.
Digitalização não se trata apenas das empresas venderem através de canais digitais, passa muito pela transformação na forma como se relacionam com cada consumidor. A força das empresas estará na força da sua marca e a tendência é que o cliente continue a redefinição das suas expetativas relativamente às marcas, que, para ganharem relevância, terão de ter um propósito, valores e crenças definidos, transparências, consciência e responsabilidade social. O cliente procura marcas com caraterísticas humanas que valoriza, marcas em quem confie e que se alinham com os seus valores.
Como falámos há pouco, o cliente mudou e as marcas, para terem sucesso, deverão munir-se de todas as ferramentas disponíveis para o conhecer a fundo, de forma a criarem um relacionamento estreito e forte. Só desta forma, conseguirão ultrapassar os desafios que o mercado lhes coloca.
Setembro 2021