PT
Voltar

Descobrindo Novos Mercados


Descobrindo Novos Mercados

 MINIMIZAR OS RISCOS ASSOCIADOS À EXPORTAÇÃO 

 

As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana

Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;


                         Luiz Vaz de Camões

 


A maioria dos empresários, nalgum momento da vida das suas empresas, já se perguntaram se o caminho para o crescimento, não seria explorar novos mercados, fora das fronteiras do seu pais.

Em Portugal as exportações aumentaram 

A maioria dos empresários, em algum momento na vida das suas empresas, já se questionaram se o caminho para o crescimento não passaria por explorar novos mercados, fora das fronteiras do seu pais.

Em Portugal as exportações aumentaram mais de 8% em 2018, relativamente ao período homólogo, sendo que mais de 76%  são-no para países da União Europeia, o que sugere uma maior confiança dos empresários nacionais em promover os seus negócios além-fronteiras com especial enfoque nos países comunitários.

 

 

exportadoras2  

Fonte: Eurostat 

 

 

 

Valores em Biliões de Euros

                                                                                                                

Atualmente, já não existem barreiras e os avanços tecnológicos permitem comunicações imediatas com as mais diversas regiões do planeta. Em qualquer parte do mundo, uma oportunidade de negócio pode ser fechada em tempo real.

Muitas são as vantagens na internacionalização: diversificação de mercados, aumento da produção, melhor poder de negociação de matéria-prima, diminuição do custo produtivo, benefícios fiscais para que os seus produtos se tornem mais competitivos.

 

Mas, nem tudo o que reluz é ouro! A exportação constitui, em si, um risco de crédito bastante elevado. A gestão no exterior é um desafio, muito diferente do mercado interno. É natural que o conhecimento dos novos parceiros, novos clientes, novos fornecedores seja limitado, comparativamente com o mercado doméstico, pelo que é fundamental saber informação financeira e comercial consistente.

 

A situação financeira das empresas está em constante evolução, pelo que é conveniente estar um passo à frente, para evitar entropia no desenvolvimento do negócio. A diferença entre conhecer ou não os riscos que se correm com os diversos stakeholders é a capacidade de antever um problema, ou reagir rapidamente antes que seja tarde demais.

 

Para controlar os riscos de negociar além-fronteiras os empresários poderão analisar os Relatórios de Crédito de Negócios Internacionais, através de acesso imediato Online, e assim tomar decisões informadas sobre as empresas com as quais desejam negociar no exterior.