PT
Voltar

Base de Dados Mestra, um pilar no seu negócio


Base de Dados Mestra, um pilar no seu negócio

Uma Base de Dados organizada pode ser a chave para o sucesso e crescimento da sua empresa, pois é nessa estrutura, que se assenta o seu negócio.

No início da sua atividade, as empresas começam por centralizar os dados que recolhem de diversas fontes. À medida que os negócios se vão expandindo e novos departamentos vão surgindo, frequentemente perde-se essa centralização e a informação começa a fragmentar-se. Na prática, surgem várias pequenas Bases de Dados, que servem individualmente cada área ou departamento da empresa, não interligando os dados que vão sendo recolhidos. 

 

Vejamos este exemplo: o departamento financeiro tem a informação que o cliente "A" tem o histórico de longos atrasos de pagamento. No entanto, essa informação  que é preciosa para o departamento de vendas, nunca foi partilhada. Resultado: a empresa continua a apostar no cliente "A", que  aparentemente é muito apetecível (pelo grande volume de encomendas), mas que na realidade, acaba por ser muito prejudicial para a empresa.

 

Como ferramenta fundamental num processo de planeamento estratégico de uma empresa, por constituir em si, um recurso crítico e basilar, independentemente da dimensão da empresa,  deverá ser implementada uma Base de Dados Mestra, atualizada, estruturada, centralizada e monitorizada.

 

A BASE DE DADOS MESTRA
A natureza da informação que compõe a Base de Dados Mestra da Empresa pode abranger desde informações básicas, como endereços e principais dados de identificação, dados financeiros, perfis personalizados de clientes, histórico de vendas e registos de contato com o cliente.

 

O objetivo é a manter a integridade e flexibilizar o acesso aos dados, por parte dos departamentos, de modo a que compartilhem informação atualizada, independentemente das diferentes plataformas, arquiteturas e aplicativos que são utilizados ​​em toda a organização.

 

COMO É QUE A BASE DE DADOS MESTRA REDUZ OS CUSTOS DA SUA EMPRESA?
Com a Base de Dados da sua empresa sempre atualizada, organizada e devidamente segmentada, é possível reduzir, de forma substancial, os custos da informação,  aumentando o potencial e a eficácia da mesma, otimizando a performance da sua empresa.

 

  • - Redução dos custos de integração (centralização num único software que “alimenta” as diversas plataformas e aplicativos da empresa).

  • - Atualização em tempo real. Quaisquer ajustes são automaticamente propagados em todo o sistema e enviados para as diversas plataformas internas. Este é um fator crítico: imagine que o departamento financeiro da sua empresa introduz uma atualização - o cliente "A" que deu entrada de um processo de insolvência. O departamento de risco automaticamente poderá alterar o status desse cliente relativamente ao crédito e a equipa de vendas é imediatamente informada. Desta forma conseguiu evitar-se uma possível situação futura de incumprimento.


COMO IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE BASE DE DADOS MESTRA
A configuração de um sistema de gestão de dados exigirá e envolverá um planeamento objetivo. 

  • - Há que priorizar as informações; devem ser identificados, os departamentos que deverão aceder e dentro destes, os diferentes níveis de acesso e em que plataformas.

  • - Criar uma estrutura única e funcional, onde serão trabalhados os dados, armazenada a informação válida e, posteriormente, acedida pelas diversas plataformas.

  • - Garantir um serviço de enriquecimento da Base de Dados, que permita a:
          -Identificação e remoção de registos duplicados
          - Validação do Número de Contribuinte
          - Atualização da informação base (moradas, telefones, e-mails, entre outros)
          - Identificação das empresas inativas, encerradas ou insolventes
          - Qualificação com dados financeiros (vendas, empregados, pagamentos, sócios, entre muitos outros)


Melhore a precisão e a qualidade da informação de que dispõe acerca dos seus atuais e potenciais clientes, parceiros ou fornecedores, com uma Solução de Base de Dados à Medida, com os critérios que considera essenciais para poder imprimir uma dinâmica comercial mais assertiva  e uma nova abordagem ao mercado, por parte da sua empresa.